Questões Frequentes (FAQS)

Consulte as questões frequentes colocadas pelos clientes RCI Bank and Services, relacionadas com Financiamento Automóvel e Serviços, incluindo respostas a dúvidas durante o Contrato de financiamento. Caso não obtenha a informação que pretende, não hesite em preencher um formulário, ou entrar em contacto com a equipa de Apoio ao Cliente e teremos todo o gosto em ajudar.

O Financiamento Automóvel pela RCI Bank and Services pode ser contratado diretamente em qualquer concessionário autorizado Renault, Dacia ou Nissan. Aqui poderá escolher o seu automóvel novo, semi-novo, ou usado e obter toda a informação realtiva ao financiamento, incluindo uma simulação e proposta com vantagens exclusivas RCI Bank and Services.

Peça mais informações através do nosso formulário de contacto e teremos todo o gosto em ajuda-lo a encontrar a a melhor solução para o seu Financiamento Automóvel.

Consulte as nossas soluções de Financiamento Automóvel em RenaultGest e em Nissan.pt

A documentação necessária para a análise do seu Financiamento poderá variar com tipo de financiamento pretendido, bem como com a tipologia de cliente. Segue em baixo a documentação solicitada para iniciar a sua análise:

  • Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte;
  • IBAN/NIB (Identificação de Conta Bancária);
  • Recibos de Vencimento (2 Últimos);
  • Comprovativo de Morada;
  • Balancete ou IES (Empresas e ENI’s c/ contabilidade organizada);
  • NIPC – Número de Identificação de Pessoa Coletiva (Empresas);
  • Nº CRCP – Certidão de Registo Comercial Permanente (Empresas).

NOTA: Esta informação é de caráter informativo e não vinculativa. Caso esta documentação não seja suficiente para o processo de Análise, poderá ser solicitada informação adicional.

Após a aprovação do seu financiamento, o consultor comercial do Concessionário aderente, entra em contacto consigo para formalizar a encomenda do seu automóvel, ou a entrega do mesmo, desde que este se encontre já matriculado no concessionário.

No início do contrato de Crédito Automóvel, terá apenas o custo das Despesas de Abertura, que poderá optar por incluir no Financiamento, e Imposto de Selo, que serão pagas no concessionário, juntamente com a entrada inicial acordada.

A sua mensalidade irá também incluir as despesas de cobrança, que são fixadas no inicio do contrato e presente na sua simulação.

Sim, poderá realizar amortizações parciais durante o seu contrato, sendo que a estas será aplicado o Imposto de Selo, bem como uma comissão de amortização, que poderão ser consultadas no seu contrato de financiamento.

Caso o seu Contrato de Crédito Automóvel inclua uma reserva de propriedade, esta poderá ser levantada no final do contrato. Após a última prestação, a RCI Bank and Services enviará toda a documentação necessária para o levantamento da reserva de propriedade.

É importante que mantenha sempre a sua morada atualizada durante a vigência do Contrato de Financiamento.

Desde o início do contrato até à data fim ocorrem envios de correspondência da nossa parte de extrema importância (ex: documentação do veiculo – DUA, documentação de encerramento do Contrato, documento de venda, faturas periódicas, etc…) pelo que a comunicação de uma eventual alteração de endereço se torna vital durante o período de vida do contrato de financiamento.

Caso mude de residência durante a vigência do seu contrato agradecemos que faça a devida alteração no Espaço Cliente.

Em alternativa, poderá informar-nos por escrito, via email ou carta, dessa alteração, acompanhando esse envio de um comprovativo da nova morada (sem o mesmo não nos será possível efetuar a alteração no nosso sistema informático).

Se durante a vigência do seu contrato pretender alterar a domiciliação bancária para o débito das mensalidades, deverá fazer a alteração no Espaço Cliente.

Deverá anexar:

  • Comprovativo de IBAN
  • Código SWIFT da nova conta
  • Se o titular da nova conta não coincidir com o titular do contrato deverá indicar o nome, morada e NIF do titular da conta juntando o respetivo documento de identificação daquele e anexar comprovativo da morada do titular do IBAN.

Após o tratamento interno desse pedido será enviada uma ADD “Autorização de Débito Direto” contendo as informações relativas à nova autorização de débito direto SEPA que deverá ser devolvida à RCI Banque, Lagoas Park, Edificio 4, 2740-267 Porto Salvo, ou para o email indicado nesta página, devidamente assinada e/ou carimbada caso se trate de uma Empresa.

Caso as suas necessidades se alterem ao longo da vida do contrato, tais como:

  • De duração do contrato,
  • De Km’s contratados,
  • De data vencimento,
  • etc…

Estamos ao seu dispor para uma análise conjunta das soluções que melhor se adaptem à sua necessidade do momento.

Poderá solicitar estas alterações através do nosso endereço de e-mail ou carta.

Caso pretenda antecipar o seu contrato, poder-nos-á solicitar o respetivo valor, via carta ou email, identificando devidamente os seus dados, bem como os do seu contrato de financiamento.

Se pretende 2ªs vias de documentos, tais como:

  • Plano de amortização,
  • Faturas/recibo,
  • Notas de crédito,
  • Contrato de financiamento,
  • Modelo único,
  • DUA – documento único automóvel, etc..

Deverá efetuar o pedido das mesmas, através do nosso endereço de e-mail ou carta.

Se pretende ceder a sua posição contratual, deverá enviar-nos os elementos abaixo mencionados:

Se o Novo Cliente é uma Empresa:

– Carta de Cedência de posição contratual (reconhecida notarialmente com poderes para o ato, no caso de empresas);

– Carta de aceitação de posição contratual do novo cliente (reconhecida notarialmente com poderes para o ato);

– Modelo 3 de IRS do último ano dos sócios (para empresas com data de constituição < 2 anos);

– 3 Últimos recibos de vencimento dos sócios (para empresas com data de constituição < 2 anos);

– Modelo 22 de IRC, anexo A e Certificação Legal de Contas ou Relatório e Contas dos 2 últimos anos;

– Ficha de informação preenchida e assinada pela empresa e sócios;

– Cópias dos BI e cartões de contribuinte dos sócios e cônjuges;

– Comprovativo de morada;

– Fotocópia do NIPC;

– Certidão do Registo Comercial atualizada;

-Comprovativo do NIB / IBAN.

Se o Novo Cliente é um Particular:
– Carta de Cedência de posição contratual (reconhecida notarialmente com poderes para o ato, no caso de empresas);
– Carta de aceitação de posição contratual do novo cliente;
– Modelo 3 de IRS do último ano (cliente e cônjuge);
– 3 Últimos recibos de vencimento (cliente e cônjuge);
– Ficha de informação preenchida e assinada (cliente e cônjuge);
– Cópias dos BI e nºs contribuintes (cliente e cônjuge);
– Comprovativo de morada;
– Comprovativo do NIB / IBAN.

Caso esteja a ter dificuldades no pagamento das suas mensalidades, devido a motivos pessoais ou profissionais, pedimos que nos contacte, por forma a encontrarmos a solução mais adequada à sua situação.

Para tal, deverá contactar a nossa plataforma de Atendimento ao Cliente 218 502 005 ou expor a sua situação por email, ou pelo formulário presente nesta página.

Início do Contrato

No início do contrato ser-lhe-á enviado o Documento Único Automóvel (DUA) para a morada do contrato.

Vigência do Contrato

O Imposto Único de Circulação (IUC) será por nós liquidado, caso o seu contrato se trate de um Aluguer de Longa Duração ou de um Renting, sendo-lhe posteriormente debitado.

Sendo da responsabilidade da RCI a liquidação do imposto, não é necessário que o locatário possua o comprovativo do pagamento desse imposto.

Se o seu contrato é um contrato de Crédito ou Leasing alertamos para o facto de que a liquidação do referido imposto é da sua responsabilidade.

Fim Contrato

No final do contrato será enviado o Modelo Único para procederem à transferência de propriedade, caso o seu contrato se trate de um Aluguer de Longa Duração, com opção de compra ou de um Leasing.

Se o seu contrato é um contrato de Crédito, com reserva de propriedade à RCI Banque, será enviado o modelo único para que seja efetuada a extinção de reserva.

Aproximadamente um mês antes do final do seu contrato, ser-lhe-ão comunicadas por escrito, as informações e os procedimentos a tomar relativos á conclusão do seu contrato.

Ajude-nos a melhora a qualidade do nosso serviço.

A sua colaboração neste sentido é para nós imprescindível.

Se em algum momento não correspondemos às suas expectativas, agradecemos que nos informe por escrito (carta ou e-mail), afim de corrigirmos a situação e desta forma melhorarmos a qualidade do nosso serviço.